O desenvolvimento motor é considerado como um processo
sequencial, contínuo e relacionado à idade cronológica, pelo qual o ser humano
adquire uma enorme quantidade de habilidades motoras, as quais progridem de
movimentos simples e desorganizados para a execução de habilidades motoras
altamente organizadas e complexas. (HAYWOOD e GETCHELL, 2004)
De acordo com Gallahue
e Ozmun (2005), bebês, crianças, adolescentes e adultos estão envolvidos
no processo de aprender a se mover com controle e competência, em relação aos
desafios enfrentados diariamente, as diferenças de desenvolvimento no
comportamento motor são influenciadas por fatores próprios do individuo, do
ambiente e da tarefa, na figura 1.1 concluiu-se que esses
fatores fatores relativos à tarefa, ao indivíduo e ao ambiente não são apenas se
interagem, mas podem transformados uns pelos outros.
Essas diferenças
podem ser observadas através das alterações no comportamento motor no decorrer
do ciclo da vida na forma e no desempenho. (GALLAHUE e OZMUN, 2005)
Para Gallahue e Ozmun (2005) o movimento observável pode ser agrupado em três categorias:
- Movimentos estabilizadores, referente a qualquer movimento que tenha como objetivo obter equilíbrio em relação à força da gravidade, como rolamento corporal posturas invertidas ou movimentos axiais.
- Movimento locomotor, referente aos movimentos que envolvem mudanças na localização do corpo relativamente a um ponto fixo na superfície, como caminhar, correr, pular, saltitar, entre outros.
- Movimento manipulativos, referente à manipulação motora rudimentar (envolve aplicar força sobre objetos ou receber força deles. Ex: arremessar, apanhar, chutar, derrubar, prender , rebater etc.) quanto à manipulação motora refinada (envolve a combinação de movimentos estabilizadores, locomotores e/ou manipulativos. Ex: Jogar futebol envolve habilidades locomotoras (correr e pular), manipulativas (driblar, passar, chutar e cabecear) e estabilizadoras (esquivar-se, alcançar, girar e virar-se)
REFERÊNCIAS
GALLAHUE. David L.; OZMUN, Jonh C. Compreendendo o desenvolvimento motor Bebês, crianças, adolescentes e
adultos. 3° Edição. Phorte Editora; 2005.
Haywood KM, Getchell N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004, 344p
Nenhum comentário:
Postar um comentário