quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

INICIAÇÃO BASQUETEBOL


Segundo Balbino; Paes (2005, p.17) “a iniciação na modalidade basquetebol [...] leva em conta quatro pontos fundamentais para sua sustentação: diversidade, inclusão, cooperação e autonomia."
Com a  diversidade o aluno obtém diversas habilidades motoras que proporcionam um crescimento e desenvolvimento educativo de forma mais fácil. Através da inclusão e cooperação os alunos mantem um bom relacionamento professor-aluno, aluno- aluno, aprendendo a aceitar respeitar as diferenças um dos outros, e da mesma forma ajudar ao colega com suas dificuldades, tanto dentro de quadra, quanto fora, junto da sua família e sociedade. A autonomia consiste em deixar que o aluno se sobressaia sozinho, trabalhando o esporte de uma forma menos imposta.

O basquetebol pode ser iniciado na faixa etária de 6 aos 12 anos, que é a melhor fase da criança, onde as qualidades físicas se desenvolvem com mais facilidade. Sendo iniciado nessa faixa etária deve ser apresentado de forma lúdica.
A prática do basquete apresenta benefícios:
  •  Motores: onde o aluno produz ação, desenvolve velocidade, equilíbrio, coordenação, força, agilidade etc,
  •  Afeitvo: Proporciona o aluno um aumento da sua auto-estima, capacidade auto-superação, sociabilização, equilíbrio emocional, espírito de equipe, etc
  • Cognitivo: Auxilia no desenvolvimento das diversas formas de se relacionar com o ambiente no convívio familiar e de jogo, aumento da concentração, desenvolvimento de atenção e percepção espaço-temporal, entre outros.

Os exercícios deve ser passados de forma precisa e compreensível, feito por meio de forma verbal e por demonstrações, levando-se em conta os conhecimentos e as experiências   motoras já possuídas pelo aluno , e que cada indivíduo aprende de maneira diferente, o desempenho do ato motor do aluno deve estar de acordo com a sua individualidade biológica.

O nível de complexidade dos exercícios deve ser adequado aos objetivos e à faixa etária, e deve ser efetuados de forma progressiva, apresentando-se do mais fácil ao mais complexo.

Durante os treinos deve-se evitar a rotina de exercícios, pois o mesmo pode provocar uma falta de interesse pelos alunos.           

Respeite cada atleta e suas características, corrija seus erros, elogie seu progresso, e motive sempre através de atividades lúdicas, recreativas e diversificadas!




Nenhum comentário: