domingo, 13 de novembro de 2011

JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS (JEC)




Os jogos esportivos coletivos se caracterizam pelo confronto por equipes, sendo delimitados pelo espaço, tempo e situação, contendo um sistema de referências com vários componentes, como colegas, adversários, bola, campo de jogo etc.

Apresentam uma grande importância técnica-tática, fazendo com que o atleta/aluno elabore planos de situações de acordo com as ações técnicas adquiridas, em busca da melhor estruturação motora para atingir um objetivo.

Nos JEC são exigidos um raciocínio individual e coletivo, capacidades cognitivas e tomada de decisão, capacidades perceptivas, físicas, psicológicas, cognitivas, coordenativas, motoras, técnico-táticas entre outras.



"Os JEC são dotados dos elementos constitutivos do rendimento esportivo em uma contínua relação no contexto tático-situacional "(Morales,2007), e também de um contexto ambiental composto de estratégias , devida à elevada imprevisibilidade, aleatoriedade e variabilidade onde, os atletas devem apresentar tomadas de decisões altamente eficazes . Como exemplo desses jogos podemos citar o basquete, o handebol, vôlei, futsal futebol, entre outros.


De acordo com Garganta (2000), diz que  “no contexto dos jogos desportivos, jogadores e equipes, face a determinadas formas de oposição e baseados na coesão coletiva procuram, na maior economia possível de meios e processos, a partir do efeito surpresa, criar oportunidade para fazerem com que o móbil do jogo atinja, com êxito, o alvo adversário e evitarem que atinja o seu”.

Os métodos utilizados para o aprendizado dos JEC podem ser realizados através de:
  • Pequenos jogos, onde são utilizados jogos para desenvolver a compreensão do jogo com maior objetividade.
  • Jogos situacionais, composto por jogadas básicas extraídas de situações padrões de jogo, com aspectos técnicos importantes.
  • Estruturas funcionais, que objetiva-se o trabalho de opções técnico-táticas frente a diferentes estruturas da ação nas situações de: 1X0, 1X1, 1X1+1, 2X1, 2X2, 2X2+1, 3X2, 3X3 (Greco, 1998). Entre outros.

Para Greco (1998), em todo esporte coletivo existe confronto, momentos de oposição e cooperação. E conforme aumenta o número desses momentos, de forma simultânea, temos o aumento da complexidade.




Referências:

MATOS, Jeferson. Ensino-Aprendizadem para o desenvolvimento das capacidades  de jogo no handebol. 2010



Um comentário:

kiollonegoveio disse...

obrigado pela orientação e esclarecimento sobre este assunto. estou cursando 3º ano ensino jovens e adulto (EJA).