quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

HOMEOSTASIA


Homeostasia é definida como a manutenção de um ambiente interno “normal” constante ou inalterado.  É o estado de equilíbrio interno do indivíduo, quando obtido um equilíbrio entre as demandas impostas sobre o organismo e suas respostas a essas demandas.

O termo homeostasia em geral é reservado para descrever condições normais de repouso, e o termo estado estável (também definido como um ambiente interno constante, mas que não significa que tal ambiente esteja completamente normal) é aplicado ao exercício em que a variável fisiológica em questão (temperatura corporal) não se altera, mas pode não ser igual ao valor de repouso “verdadeiro”.
Embora o conceito de homeostasia signifique que o ambiente interno não está alterado, isso não quer dizer que ele permaneça absolutamente constante. A maioria das variáveis fisiológicas varia em torno de um valor “estabelecido” e, por essa razão, a homeostasia representa mais uma constância dinâmica.








Referência: 


POWERS, Scott; HOWLEY, Edward. Fisiologia do exercício: Teoria e aplicação ao Condicionamento e ao Desempenho. Editora Manole. São Paulo, 2000. 

Nenhum comentário: