quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

MECANISMOS DE DEFESA DO EGO


   O ego surge como uma unidade e com instância psíquica que assegura a identidade da pessoa. Desempenha a função de obter controle sobre as exigências das pulsões, decidindo se elas devem ou não ser satisfeitas, adiando essa satisfação para ocasiões e circunstâncias mais favoráveis ou reprimindo parcial ou inteiramente as excitações pulsionais.


   Mecanismos de defesa são ações psicológicas que tem por finalidade, reduzir qualquer manifestação que pode colocar em perigo a integridade do Ego. Como exemplo de alguns mecanismos:


1-Negação: tentativa de não aceitar na consciência algum fato que perturba o Ego, é quando o indivíduo dá como inexistente um pensamento ou sentimento que, caso ele admitisse, lhe causaria grande angústia.

2-Racionalização: É quando o indivíduo procura motivos lógicos e racionais aceitáveis para pensamentos e ações inaceitáveis, ele cria uma justificativa falsa para não reconhecer à verdadeira, evitando assim o sentimento de culpa.

3-Isolamento: É o distanciamento de uma pessoa, objeto, comportamento ou pensamento  que causa desconforto por algum motivo.
           
4-Identificação:        Ocorre quando o indivíduo se identifica com o outro (pessoa ou objeto), internaliza as características do outro e cria uma imagem ou fantasia para projetar isso para fora de si identificando-se como o outro.

5-Projeção: O indivíduo atribui como sendo do outro as suas próprias qualidades, sentimentos ou intenções, recusando em reconhecer como seus.

6-Introjeção: Esta relacionada com a identificação e é o oposto da projeção, significa incorporar para dentro de nós mesmos normas, atitudes, modos de agir e pensar que são dos outros e não verdadeiramente nossos. O indivíduo toma para a própria personalidade certas características de outras pessoas.

7-Deslocamento: É um mecanismo psicológico de defesa onde a pessoa substitui a finalidade inicial de uma pulsão por outra diferente e socialmente mais aceita. Ex: Durante uma discussão, a raiva que o indivíduo esta sentindo pelo outro é deslocada para outra pessoa ou objeto.

8-Sublimação: ocorre quando, na impossibilidade da realização de um desejo, o indivíduo encontra um substituto aceitável por meio do qual pode se contentar, transformando o que não foi conseguido em algo positivo.

9-Regressão: É o retorno a atitudes passadas que provaram ser seguras e gratificantes, e às quais a pessoa busca voltar para fugir de um presente angustiante. Ex: Um indivíduo quando inseguro, agarra-se a seu cobertor tal como fazia quando bebê.

10- Formação reativa: Esse mecanismo substitui comportamentos e sentimentos que são diametralmente opostos ao desejo real, ou seja, os comportamentos e sentimentos possuem sentidos opostos ao desejo.

11- Repressão: É o mecanismo que consiste em manter afastado da consciência alguma idéia penosa ou apelo do instinto.

12- Fantasia: O indivíduo concebe em sua mente uma situação que satisfaz uma necessidade ou desejo, que na vida real não pode por motivo algum ser satisfeito.

13- Anulação: São ações que contestam ou desfazem um dano que o indivíduo imagina que pode ser causado por seus desejos. Ex: Pessoa que bate três vezes na madeira para evitar algo.

 14-Dissociação: Mecanismo pelo qual um grupo de sentimento/pensamento é separado de outro grupo de pensamento/ sentimentos. Faz com que o indivíduo não se sinta culpado por ter pensando mal de algo bom.








Referências:

FADIMAN, James; FRAGER, Robert. Teorias da personalidade. São Paulo: Harbra, 1980.

SILVA, Elizabete. Mecanismos de defesa do Ego. 2010.

VOLPI, José. Mecanismos de defesa. Curitiba: Centro Reichiano, 2008.




Nenhum comentário: